O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas presidiu à Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que teve lugar este ano em Pedrogão Grande.
Perante os titulares dos Órgãos de Soberania, distintos convidados e muitos assistentes, foram prestadas Honras militares ao Presidente da República com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Força Aérea, acompanhados de uma salva de 21 tiros pelo Regimento de Artilharia N.º 4, e realizada a revista às Forças em Parada.
Seguiu-se a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, militares e civis, das Forças Armadas, com uma prece pelo Capelão da Força Aérea e sobrevoo de uma esquadrilha de aeronaves F-16.
Foi convidado a usar da palavra o bombeiro Rui Rosinha, uma das vítimas dos fogos, que falou da tragédia vivida, do esforço de reconstrução das vidas e dos anseios por cumprir no futuro, tendo de seguida o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, proferido uma alocução sobre o 10 de junho.
Decorridas as intervenções, teve lugar o desfile militar, iniciado com o desfile dos meios aéreos, seguido do desfile em continência ao Presidente da República constituído pela Reprise da Escola de Mafra, uma formação de Antigos Combatentes, as Forças em Parada e as Forças Equipadas para Combate, terminando com a passagem da Força Motorizada.
Texto e Foto: Presidência da República