AACDN contou com a presença de Dom Duarte de Bragança, do Professor Manuel Mota e Ilustres Personalidades da Sociedade Militar, Politica e Civil.

O evento na sede da AACDN contou com a presença de Dom Duarte de Bragança, e de distintas personalidades.

A 18 de setembro de 2025, a Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (AACDN) recebeu, na sua sede, o Senhor Dom Duarte de Bragança, num encontro de elevado significado cultural e cívico.

O momento ficou marcado pela apresentação do projeto “O Novo Manuscrito de Os Lusíadas”, conduzida pelo professor Manuel Galvão de Melo e Mota. Trata-se de uma notável iniciativa cultural com raízes históricas, iniciada em 1930 pelo contra-almirante Alfredo Mota (1894-1984), figura de grande destaque da Marinha e da cultura portuguesas, e hoje continuada pelo professor Manuel Mota, com o apoio da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. O objetivo é concluir esta edição no âmbito das comemorações do 5.º centenário do nascimento de Luís de Camões.

Dom Duarte de Bragança, honrou a sessão com uma intervenção de elevada nobreza intelectual, marcada pela profundidade da sua sabedoria, pela vastidão da sua cultura e pela clarividência da sua visão sobre a sociedade portuguesa e a vida militar. As suas palavras, proferidas com a distinção e generosidade que lhe são reconhecidas, constituíram um momento particularmente relevante, que enriqueceu a associação e dignificou todos os presentes.

Para a associação, foi uma honra contar com a presença de personalidades tão distintas e ilustres, cuja relevância se faz sentir ao mais alto nível da sociedade civil, da vida política e do universo militar, e cuja participação conferiu ainda maior dignidade e prestígio a este encontro. Entre os presentes, destacaram-se:

    • Dom Duarte, Duque de Bragança, da Casa Real Portuguesa.
    • General António Joaquim Ramalho Cavaleiro em representação do Chefe do Estado-Maior do Exército.
    • António Nuno Marques de Andrade, Diretor do Museu Militar de Lisboa.
    • João Manuel Assis Barbas, em representação do IDN.
    • Francisco Amado Rodrigues, Diretor do Museu Militar.
    • José Ribeiro e Castro, Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
    • Luís Manuel Peça Farinha, Diretor do ISCPSI.
    • Ana Narciso, em representação da AEDAR.
    • Almirante Luís Fragoso, ex-CEMA.
    • Gonçalo Capitão, Deputado do PSD.
    • José António Rocha de Abreu, Presidente do Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA).

A sessão incluiu ainda intervenções do presidente da AACDN, Dr. Miguel Guimarães, tendo terminado com um momento de convívio entre todos os presentes, simbolizando a união entre História, Defesa e Cidadania.

Com esta iniciativa, a AACDN reforça o seu compromisso de promover o debate, a cultura e a valorização do património histórico nacional.

Link para a galeria de fotos: Aqui

Link para o vídeo completo: Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *